Os rolamentos industriais possuem aplicações que vão desde prensas mecânicas, engrenagens, compressores e bombas, até motores de tração e motores elétricos. Os rolamentos industriais convencionais são feitos de aço, compostos por rolos cilíndricos de fileira única, e possuem um acabamento na superfície exterior de seus canais que reduz o atrito e, consequentemente, a temperatura de funcionamento. Dentre os diversos tipos de rolamentos industriais, destacam-se os seguintes:
Rolamentos de contato angular: muito eficazes na minimização de problemas de vedação, sua aplicação se dá unicamente em bombas centrífugas. Suas características estruturais possibilitam que a montagem seja feita aos pares, em todas as disposições: face a face, costa a costa e em tandem. Possuem um ângulo de 40°, boa capacidade de carga radial e axial, e viabilizam uma montagem com folga interna de eixo diferenciada, o que permite somente um pequeno deslocamento axial e, por tanto, do rotor da bomba. Dessa forma, os sistemas de vedação se tornam mais eficazes e a bomba centrífuga apresenta uma maior eficiência.
Rolamentos de tamanho grande: por operarem em condições bastante severas, normalmente recebem um tratamento térmico especial para estender sua vida operacional. Costumam oferecer enorme resistência ao desgaste, ao descascamento e à fadiga, principalmente nos casos em que o lubrificante se encontra contaminado. Podem ser utilizados nas laminações de aço, bem como nas fundições - onde resistem a lubrificações precárias, vibrações excessivas e cargas de alto impacto.
Rolamentos para siderurgia: devido ao seu alto teor de austenita retida e à sua elevada estabilidade dimensional, possuem grande resistência à fadiga e ao engripamento. Essas características, além de garantir sua longevidade, os tornam perfeitos para resistir a grandes cargas, ainda que estejam expostos a impurezas ou com seus lubrificantes contaminados por água.