Funcionamento das caldeiras a vapor e as vantagens das caldeiras a vapor de alto desempenho
O vapor em alta pressão responsável pelo funcionamento de um gerador ou de um motor a vapor origina-se em uma caldeira. A função desta se resume em aquecer a água, gerando vapor. Originalmente, usava-se um tipo de caldeira chamado de caldeira de tubo de fogo, mas hoje em dia a preferência é pelas de tubo de água.
As caldeiras com tubos de fogo eram comuns no fim do século XVIII e início do XIX. Consistiam em um reservatório de água atravessado por tubos. Os gases quentes originados da queima de carvão ou madeira atravessavam os canos, causando o aquecimento da água do reservatório. Nessas caldeiras, o reservatório inteiro era mantido sob pressão, portanto uma ruptura no reservatório ocasionava uma explosão desastrosa.
Mais comuns nos dias de hoje, as caldeiras tubulares de água possuem um conjunto de tubos na passagem dos gases quentes das chamas, através dos quais a água circula. Atualmente, aprimoramentos dessas caldeiras têm sido largamente empregados no setor industrial, que as classifica como caldeiras a vapor de alto desempenho. As principais vantagens dessas caldeiras sobre as demais são:
Empresas Representadas: